sexta-feira, 5 de outubro de 2007

NASCIMENTO DA IDÉIA

Após um sermão, por vezes recebo comentários, com contribuições interessantes, os quais só eu acabo retendo. Com este blog quero compartilhar estes comentários. É este -- só este, não outro -- o meu objetivo.
Muito obrigado aos colaboradores.
Israel Belo de Azevedo

19 comentários:

Drª Cláudia Signorelli disse...

Prezado Pastor,
Hoje pela manhã, na EBT, comentas-te que não sabias "de certo" como interpretar as palavras de Jesus em Mateus 18:5. Eu e André temos pensado muito sobre adotar um irmão(ã)para a Clarinha. E, apesar de parecer presunção, penso que, pelo menos naquele momento, estas palavras foram ditas por Jesus, e lidas por tí, exatamente com o propósito de nos direcionar mais ainda para este "ato de resgate"; de nós mesmos (descentralizando tanta mater/paternidade) e deste ser, que provavelmente terá melhores chances de realizar os seus potenciais convivendo consco, (à despeito de sermos quem e como somos)do que sobrevivendo aos cuidados do Estado.
Que Deus continue abençoando-te, até ao ponto de, mesmo quando a tua razão não alcança, ainda assim seres Seu instrumento.
Em Cristo,
Cláudia Signorelli.

prazer de ler disse...

Recebi do Adelmo Gomes a seguinte mensagem comentando a mensagem que preguei sob o título "Além da vergonha".
Transcrevo a nota do Adelmo, integralmente, abaixo:
"Não poderia furtar-me em congratulá-lo pelo sermão do último domingo à noite. Aliás, todo o culto, pela graça de Deus, foi belíssimo e inspirador. A cerimônia de honra à pátria e à bandeira nacional foi emocionante e modelar (sou suspeito em dizer isso pois já fui militar).

Seu sermão, como já disse, foi muito bom! Falou de coisas que também muito me incomodam (e que também "prego" em sala de aula): o descaso com o idioma, a falta de respeito nas vias públicas (o urinar - entre "outros" - nas ruas), a falta de respeito com os símbolos nacionais, a corrupção generalizada - e cínica - na política, a criminalidade descontrolada, a falta de competência, seriedade etc, etc.

Gostaria de te sugerir, contudo, e ainda nessa triste e revoltante linha (pois o cristão, entendo, precisa também ser um cidadão consciente e crítico), uma questão: "Toda manifestação da cultura popular convém ao cristão?" Isto é algo que venho discutindo muito em sala de aula. Por exemplo: a questão do "jeitinho" brasileiro. Jeitinho, que muito se aproxima, em alguns casos - quando não é a própria -, da corrupção. Aqui no Brasil isto parece uma chaga! Para mim, a partir de uma perspectiva freudiana (seja mais condescendente com Freud), o jeitinho não é outro senão a manifestação na cultura do dado perverso, tal qual Freud o descreveu (ou seja, o desejo (e o gozo) pela violação constante da lei). O jeitinho, por exemplo, é a gambiarra na luz, que “quebra o galho” da falta de luz para alguma finalidade qualquer, mas que, de fato, furta luz, expõe todos ao risco de um incêndio! O jeitinho – já que estamos falando de energia elétrica – é o “gato” no relógio que me faz ter luz à vontade e de graça! O jeitinho, foi o que o STF fez no caso da fidelidade partidária! No Brasil, pra tudo há um jeitinho... Outro ponto: a pertinência para vida cristã de alguns brocardos populares. Por exemplo, "gosto de levar vantagem em tudo"; "farinha pouca, meu pirão primeiro"; "primeiro eu, depois o samba" entre outras "pérolas" que, no meu entendimento, expressam um individualismo exacerbado, insolidário e, em alguns caso, até mesmo patológico. O que pensar, ainda, da idéia do "bom malandro carioca"? É! Aquele sujeito de terno branco de linho, chapéu panamá, que vive nas noites da Lapa, explorando a prostituição, a jogatina e os pequenos golpes? Ele é ícone carioca, Israel! Uma figura, que na verdade representa um bandido (que deveria estar preso), é tida como um modelo nacional (lembremo-nos, também, e por que não, da personagem "capitu", da novela global "Laços de família" - ou seja, uma prostituta, que com suas atividades, conseguia uma boa renda, vestia-se com as melhores roupas, tinha carro, frenquentava os melhores salões de cabelereiro, que era cariodosa e uma "boa pessoa". Lembra? Diversas adolescentes por aí espelharam-se, infelizmente, nela! Vi isso em discussões em sala de aula).

Por que nosso país e nossa cultura têm esses referenciais lamentáveis (herança ibérica? africana? Indígena? todas juntas? Que se manifestem os antropólogos, sociólogos - e filósofos e teólogos, por que não? - de plantão! rs rs )?.

Percebo também que o brasileiro tem uma dificuldade tremenda de entender a diferença entre o que é espaço público e espaço privado. Observamos, por exemplo, muitos comportamentos em via pública que revelam, claramente, que as pessoas não têm noção de que a rua é um espaço público (ou seja, um espaço de todos). Mas não, pelo seus comportamentos (e, às vezes, pelos seus discursos) percebe-se que para essas pessoas a rua não é o espaço de ninguém e que, portanto, pode-se fazer tudo! E a dificuldade tupiniquim de seguir normas? Vide, como já dito, os sinais de trânsito. Já notou, por exemplo, a dificuldade das pessoas em ficar nos currais das filas de banco? Já dei uma de maluco e fiquei sozinho no curral de uma fila de banco, enquanto todos estavam naquela "fila" que serpenteava pelo banco...rs rs Acho que nesse dia tive um surto!...rs rs.

Pois é, meu caro irmão! Perdoe-me pela forma desordenada, meio catártica deste texto. Mas, de fato, seu sermão em muito mobilizou minha revolta com tudo isso. Revolta santa, eu diria, pois não nos conformamos com o errado, com o injusto, o perverso, o esculhambado, o irresponsável etc.

Que tal então mais um sermão nessa linha? rs rs

Um grande abraço e a paz do Senhor!"

Unknown disse...

Amado pastor Israel
Participei hoje, do 1º culto via internet. Sua mensagem sobre as crianças despertou-me para valorizá-las muito mais. Se nossas igrejas investissem mais nas crianças, amando-as, cuidando delas em suas necessidades e levando-as a Jesus, com certeza elas abandonariam a idolatria. O futuro sombrio de nossa pátria tornar-se-ia esperançoso.
Que o Senhor Jesus o abençoe ricamente, para que sempre traga o sustento espiritual de suas ovelhas, tanto da Igreja Batista em Itacuruçá como de outras ovelhas "on line".
Na paz de Cristo,
Cirene

Elidée disse...

Pastor Israel,
Como este blog parece ser novinho, não consta mensagem do dia 30/9. Entretanto, decidi comentar aqui mesmo, se me for permitido. O senhor falava sobre pecados corriqueiros, que não enxergamos como tal e alguem protestou. Porém, mesmo as pessoas consideradas "incrédulas" possuem uma visão semelhante. Basta olharmos a matéria do Globo de domingo, 07/out, Sete pecados da ex-capital...

Eliel Pinho

marlene freitas disse...

Pastor Israel
Parabéns, sua mensagem hoje é tudo o que todas as igrejas deveriam ensinar pelo menos uma vez ao mês. Sempre pensei assim, o que fazemos na ausência fazemos na presença. Esta semana fui criticada por uma colega de trabalho,"evangelica", rindo porque eu não compro CD nem DVD pirata. Eu disse se eu comprar estou compactuando com o roubo, ela disse que todo mundo faz até pastores compram, porque ela não compraria?
Que nosso bondoso Deus continue iluminando e dando sabedoria para combater do nosso meios os falsos evangélicos. Que fazem o que não deve chega na igreja participa da ceia, do louvor e acham que é tudo natural.
Marlene Freitas

elianeespindola disse...

Agradeço à Deus, pela sua vida.Deus tem lhe usado grandemente para falar a minha vida com mensagens como:grandes versos da biblia, descanso dentre outros.Também gosto muito de suas poesias.Inspirada em suas mensagens, ousei engatinhar em uma poesia,compondo-a para o dia do mestre, onde comparei a pedagogia de Jesus, com a pedagogia de alguns teóricos.Um grande abraço,e obrigado por ser benção em minha vida.

O Bom Ministro e sua doutrina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lília Marianno disse...

Pastor...
Eu fiquei digerindo "Tomé" junto com meu almoço...
fiquei pensando no que vc falou sobre Tomé não querer experiências dos outros, ele queria ter suas próprias, não se conformava com a teologia da repetição à qual tantos crentes se acomodam.
Durante a mensagem captei o seguinte: a dúvida de Tomé era autêntica sem ser abusada. O que vou falar ficará completamente anacrônico, mas faz sentido para certos quadros que presenciamos atualmente nos mais diversos contextos onde a teologia tem sido estudada:
Tomé tinha uma índole "racionalista", mas seu "racionalismo" não o transformou num "positivista". Ao contrário, o fez passar por uma práxis teológica tão profunda que, segundo as lendas e a tradição histórica do cristianismo, o levou ao mais distante de todos os "confins" de seu tempo: a India.
De fato, geograficamente Tomé foi quem chegou mais longe. Fiquei pensando nesta harmonização entre o racionalismo saudável, porque temos que ser honestos, há bastante coisa saudável nele, e a práxis teológica... é um caminho possível! Principalmente quando este racionalismo nos leva a ter experiências concretas com o Senhor! Isso sim é bombástico. Que poder de testemunho. Penso q o cristianismo contemporâneo está precisando encontrar este equilíbrio com muita urgência. E vou usar este insight que tive durante o sermão nas minhas aulas, rs! Um abraço.
Lília Marianno

prazer de ler disse...

Risos.

Unknown disse...

Juiz de fora, 05 de abril de 2008.


Saudações,

Meu nome é Jussiara da Costa Souza, tenho 27 anos e sou estudante do 5º período de Fisioterapia da Universidade Presidente Antônio Carlos da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Sou uma leitora assídua de livros espíritas, e também tenho o espiritismo como religião, filosofia e estilo de vida há algum tempo. Tento viver como uma espírita cristã que sou, os ensinamentos do cristo na medida em que minha condição evolutiva permite. Quero frisar, que não sou estudiosa da área, nem pretendo de forma alguma, apregoar ou evangelizar minha fé ou ainda disseminar a discórdia através deste. Meu único interesse é esclarecer algumas informações errôneas a respeito da Doutrina que foram editadas num artigo do Sr. ISRAEL BELO DE AZEVEDO, no site " Prazer da PAlavra" sob o título de ENCARNAÇÃO: FUNDAMENTO DE UMA ESPERANÇA.
Não conhecia o site, nem tinha ouvido falar a respeito do Sr. ISRAEL. Mas hoje (sábado, 5 de abril de 2008), estava no google procurando algum artigo que elevasse meus conhecimentos a respeito da doutrina espírita . Então digitei no campo de busca as palavras “Jesus e reencarnação”. Logo após entrei no site que tinha um texto a princípio esclarecedor e bem imparcial com referências bíblicas e argumentos lúcidos. Nem percebi para que religião pendesse os argumentos do autor. Digo isso não por algum tipo de preconceito religioso, por que não é do meu feitio. Independente de qualquer coisa gosto sempre de ler artigos que me tragam mais conhecimento a respeito do grande mestre Jesus e tudo o que o envolve. Até aí tudo certo. Mas quando o autor começou a afirmar alguns pontos sobre encarnação é onde ele cai num erro, talvez por não conhecer o assunto tão profundamente ao ponto de discorrer de forma tão brilhante como outrora o fazia. Pode ser por coincidência, mas o fato é que, esse é um dos poucos parágrafos em que o autor não teve o embasamento de referências bíblicas ou de qualquer outra natureza.
Aqui está o trecho:
“Jesus não foi um ser resultante da reencarnação de um profeta do passado. Diferentemente do que ensinam todos os espiritismos, do hinduísta ao kardecista, Jesus não foi uma reencarnação de Elias ou de algum outro profeta. Os espiritismos ensinam que o processe da reencarnação termina quando a alma alcança o estado da perfeição e mergulha de novo na alma universal. Jesus desmente a reencarnação: Ele não evoluiu aqui na terra, porque já nasceu perfeito. Segundo o Novo Testamento, Ele não foi gerado por alguma alma transmigrada, mas diretamente pelo Espírito Santo”
Então para não passar adiante informações erradas a respeito da Doutrina Espírita, venho tentar, no meu estreito e humilde conhecimento esclarecer algumas questões:
- Quando o autor diz “todos os espiritismos”. Ele não se faz entender. Concordo em haver várias religiões espiritualistas, mas Espiritismo só há um, que em efeito traz em si uma filosofia espiritualista, que é inerente de todos os pensamentos em que se acredite haver em si alguma coisa a mais que a matéria. Análogo as religiões cristãs. São várias, que se assemelham pelo fato de terem o Cristo como referência, inclusive o Espiritismo.
- A expressão “Kardecista” é uma expressão errônea, infelizmente até usada por alguns espíritas menos disciplinados que não têm uma leitura freqüente da doutrina e são, por assim dizer, pouco atuantes nos trabalhos doutrinários. Sabemos que Kardec não deixou nenhuma religião a seguir por tanto não existe o “Kardecismo”. O que ele fez, foi um trabalho didático, uma organização bibliográfica sobre os relatos reportados por manifestações físicas partidas de várias partes do globo terrestre. Onde Kardec apenas observou duas partes que compreendia essa ciência: uma experimental, e outra filosófica e o que kardec fez foi acoplar essas duas observações e montar um compendio para estudo da Doutrina, que é uma referência segura e idônea.
- O espiritismo, ao contrário de outras religiões ou filosofias espiritualistas não apregoa o conceito de alma universal. O que nos ensina os espíritos, é que somos seres individuais, distintos e independentes da matéria.
- O fato de Jesus ter sido a reencarnação de profetas anteriores ou não, é uma questão de crença, que não pode ser discutido. Pois para uma religião que não tem como base fundamental a reencarnação do espírito isso não é motivo de discussão. O que eu posso dizer dentro do meu limitado conhecimento do Espiritismo é que a lei universal é para todos. E se Jesus Cristo chegou a terra como ser tão elevado que foi ele também passou por todos os graus de evolução a qual um espírito é provado. E o único caminho para a evolução espiritual é a reencarnação.
Jesus em momento nenhum desmente a reencarnação, poderia ficar aqui a noite toda recordando todas as passagens bíblicas sobre a reencarnação da qual o próprio Cristo nos ensina e tenta alertar-nos em suas passagens.
Conversa com líder religioso Nicodemos:
“Em verdade, em verdade vos digo: Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”.
.. “O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do espírito é espírito”. – “Não te admires de que eu te haja dito ser preciso nasças de novo- O Espírito sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem ele, nem para onde vai; o mesmo se dá com todo homem que é nascido do Espírito”
“..Mas se não me credes quando falo das coisas da terra, como me crereis quando vos fale das coisas do céu?” .(João 3:1-12).
Mas como eu disse, é questão de fé. Mas numa coisa concordamos, ele já chegou aqui na terra como um ser perfeito.
Depois de ler o artigo, fui a busca no google outra vez, sobre alguma coisa da vida do Sr. . ISRAEL BELO DE AZEVEDO, somente para saber de quem se tratava. Vi que parece ser um homem bem conceituado dentro da sua área, autor de alguns livros. Espantou-me vê-lo cair num erro tão grosseiro, mas infelizmente comum no tocante à Doutrina Espírita que é o fato de quando não se origina de uma oposição sistemática, origina-se quase sempre do conhecimento incompleto dos fatos, que foi o caso, o que não o impediu de discorrer do assunto como se lhe conhecesse a fundo.
Espero ter-lhe elucidado algumas questões, peço desculpas se fui tão objetiva, e fico a disposição para qualquer contato a respeito.
E da próxima vez que for fazer menção a qualquer fato procure referências sérias a respeito, lembre-se sempre que informação é diferente de opinião, isso para qualquer tipo de artigo que se vá publicar é imprescindível, pois além de garantir maior credibilidade evita a condução de informações errôneas.
Desde já agradeço,
Jussiara da Costa Souza

squillodivoce disse...

Pastor Israel,
Meu comentário não é em relação a uma mensagem específica; mas gostaria de expressar que tenho sido muito abençoado por suas mensagens.
Sou músico. Já tenho morado nos EUA por vários anos, investindo na minha formação e atuando na área também. No período em que vivi em Chicago, tive a grande satifação de conhecer Vó Albina, que, por muitos anos (quando morava no Brasil), foi membra da Igreja Batista de Itacuruça. Hoje ela congrega na Igreja Batista Brasileira de Chicago. Vó Albina sempre me contava experiências preciosas do seu tempo na Igreja Batista de Itacuruça.
Anos se passaram, eu e minha esposa nos mudamos de Chicago e hoje vivemos em Boston. Somos membros da Portuguese Baptist Church em Cambridge, MA. Somos ovelhas do Pr. Reginaldo Kruklis.
Há algumas semanas atrás eu não pude ir ao culto de domingo à noite aqui e me veio a mente a Igreja Batista de Itacuruça. Decidi então entrar no site da igreja para ver se havia transmissão dos cultos pela internet. Desde então, já tenho assistido alguns cultos da I. B. de Itacuruça via internet quando não posso estar presente na minha igreja. Tenho sido muito abençoado por suas mensagens e pelo ótimo conteúdo dos cultos.
Louvo a Deus por servos que Ele tem levantado como o senhor, como também meu amado pastor aqui, que pregam a palavra de Deus em sua inteireza e não este evangelho barato que tem sido vendido em tantas igrejas inchadas.
Que o Senhor nosso Deus continue enchendo o irmão com o poder do Seu Espírito e com Sua Santa Sabedoria, usando-o como um precioso instrumento para o engradecimento do Seu Reino e a proclamação de Sua Glória.
Um forte e carinhoso abraço deste irmão que, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, já tem grande admiração pelo senhor.
André de Mesquita.

Unknown disse...

Querido Pastor,
há 1 ano estive num culto da noite, onde ouví uma msg sobre ética e vida cristã...
Sei que suas mensagens nos fazem refletir sobre este tema, como tb suas crônicas na Enfoque. Mas tenho me sentido um pouco desamparada no tocante ao que vejo acontecer no meio de nosso povo...
Sei que não sou perfeita, mas acho que "AQUELES" que se dizem líderes, deveriam fazer de tudo para não envergonhar a Igreja, e por consequência, o Nome de Cristo. O que fazer qdo se sabe de tesoureiros totalmente "enrolados" e "descontrolados" financeiramente??? Se levamos o caso ao conhecimento da Igreja, qdo. todos já o sabem "não-oficialmente", somos colocados como rebeldes e sem amor...
Querido Pastor, enquanto não encontro uma Igreja perfeita, líderes perfeitos e eu mesma, não sou perfeita, gostaria de lhe pedir que não parasse com sua pregação sobre ética na vida cristã... Certamente Deus lhe abençoará! No amor de Cristo, Leliane Guimarães.

Unknown disse...

Anotações que pude fazer durante o culto e que quero que fiquem vivos e ardentes em meus pensamentos:

* Pedro não falava de si mesmo, mas do que a Bíblia dizia.

* Devemos ser moldados pela verdade, ser verdadeiro por dentro e por fora, no explícito e no particular.

* Ser transformado e refletor da presença de Jesus.

Sonia Fiaux disse...

Pastor Israel
Gostei muito da mensagem de hoje a noite, principalmente sobre a escolha do caminho a seguir e do exemplo dado sobre o momento em que o motorista segue o seu impulso ou instinto? sem pensar nas consequências que tal atitude poderia lhe causar. Lembrei-me da sua mensagem cujo título não me recordo pq foi a alguns anos (4 talvez) que abordou o tema contido no poema espanhol, Dos Caminos convergieron". Porém pensei na questão dessa escolha e o Deus soberano da História, que não tenho dúvidas, Êle o é. Todavia quando a escolha é feita por um Presidente e esta traz males e destruição a um povo e um país em particular, aí me lembrei do Profeta Joel quando no capítulo 2.12-13, e então vejo que Deus não foi consultado e que há uma necessidade de arrependimento concreto não só de costume, como rasgar as vestes, mas rasgar o coração (determinação de rejeitar o pecado e não mais incorrer nêle) e só então Deus na sua infinita misericórdia (Soberano da História) vai reverter tal situação.

Sonia Fiaux

Unknown disse...

Irmão,

Graça e Paz da Parte do Senhor Jesus.

Gostei do teu texto relativo à comunicação com os mortos. Eu fui batizado na Itacurussá em 1975. Quanto tempo, né ?
Mas a minha caminhada por esse mundo me fez desviar dando ouvidos às astutas ciladas de sataná na minha adolescência.
Porém, Deus não abre nunca mão dos seus escolhidos, e eu acho que escolhi ser um escolhido.

Quanto ao texto, gostaria de ressaltar uma coisa que é percepção minha, e de muitos com quem já conversei sobre o assunto, pois tenho um postura de pesquisador, meio Bereano.

Citando o teu Texto: ..."PRIMEIRAS CONCLUSÕES
Precisamos (e ainda o faremos) analisar outros textos, especialmente dois: um do Novo Testamento, que narra a transfiguração de Jesus, em companhia dos falecidos Moisés e Elias (Lucas 9.28-36) ...

Gostaria de me manifestar expressando que tais personagens estão vivos, e não mortos, como o senhor comunica em seu texto.

Elias, em 2 Reis 2:1 Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.
2 Reis 2:11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

Logo, assim como Enoque, Elias foi levado aos céus por Deus. Ganhou graça aos olhos do Senhor.

E quanto à Moisés: Deuteronômio 34.

4 E disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: Å tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.
5 Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR.
6 E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.
(logo, tem o dedo de Deus nessa parada aí).

Em Judas vemos:
1:9 Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

Entendo eu que ambos foram ao encontro do Senhor, sem experimentar a verdadeira morte física. Houve contenda pelo corpo de Moisés. E Elias foi levado, bem como Enoque.

Logo, o fato de ambos terem aparecido a Jesus no momento da tranfiguração, não exemplifica comunicaão com mortos, pois como as escrituras mostram, estão vivos.
Estou aberto a conversar sobre o assunto, essa é apenas uma visão de quem procura encontrar a voz de Deus nas escrituras e ama a vida com Deus.

Com muita consideração e respeito,

Marcus Gandier

GONÇALVES disse...

Prezado Israel,
circulando pelo Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre-RS, ví a capa da revista VEJA, conforme citação na mensagem do Culto de Natal, e fui impactado justamente pelo "S" maiúsculo da palavra Salvador. Concluí tratar-se do Nosso Salvador e Salvador do Mundo. Pensei também que alguém deveria/deverá levá-los - o povo africano em geral e estes de "Darfur" em especial - ao Salvador. Ou, geograficamente, levar o Salvador a eles. Será que todos os cristãos do Brasil viram-verão/sentiram-sentirão a mesma coisa? No dia de Natal tive essa confirmação plena ao assistir a mensagem pela INTERNET. Que Deus nos abençoe!!

Figueiredo disse...

Querido Pastor Israel

Tenho cultuado a Deus, através dos cultos da igreja pela internet.
Hoje, meu comentário, na verdade é uma oração:
Rogo ao Senhor que continue a abençoar sua vida e seu ministério, dando-lhe sabedoria, lucidez e ousadia para trazer ao púlpito mensagens como a de hoje.
Precisamos de mensagens contextualizadas, que nos orientem como cristãos no mundo de hoje. O tema aborto, difícil e polêmico, foi trazido com a abrangência e a especificidade que ele requer. A palavra de Deus dando o norte para nosso posicionamento nas nossas discussões e nossa decisão (Aliás, muito oportuna essa distinção, pois quando chega o momento da nossa decisão, às vezes todo o nosso discurso de uma vida inteira é confrontado...), com liberdade, responsabilidade e em amor.
Um abraço, Heloisa Bellot Figueiredo

Sonia Fiaux disse...

Mensagem de Hoje a noite.
Pastor.
Amei muito a mensagem eposso dizer que me surpreendeu, mas pela unção do Espirito sando de Deus o Pr. conseguiu de forma sintética rtesponder a todas e ainda mais do que perguntaram. Glória a Deus. Eu estava pensando sobre o acidente de forma completamene errada, como foi bom ouvir e ficar leve depois. Gostei tb da sua pergunta: "Estamos preparados para estar naquele voo? Penso que quanto a dor de cada é mesmo como o pastor falou, respeitamos cada maneira de sentir e expressar a dor.Mas o importante e ter certeza de que nós não nos perguntamos naquela hora. E se eu estivesse lá? Estaria no Céu agora?
Que Deus te ilumine sempre, querido Pastor.
Abraços Sonia Fiaux

Bernadete Hybiak disse...

A paz!
Pastor tenho sido muito edificada com suas mensagens gosto de todas agora tenho lido os textos de mensagem por versiculos, olha abriu muito meu entendimento com as mensagens, que Deus possa derramar as benções celestias sobre sua vida.
Grata!
A paz!
Bernadete.